Cris Morena


María Cristina De Giacomi, mais conhecida como Cris Morena, nasceu em Buenos Aires no dia 23 de agosto de 1956, é atriz, compositora, escritora,produtora e apresentadora argentina.

Trabalha na televisão argentina há mais de 20 anos e desde quando estreou o "game-show" Jugate Conmigo (estilo Passa ou Repassa do SBT), se tornou uma das estrelas mais conhecidas daquele país. Após anos trabalhando para o canal argentino Telefe, Cris Morena criou a sua própria produtora: a Cris Morena Group em 2002. Atualmente, é uma das empresas mais respeitadas em sinônimo de criação e produção para TV no segmento de infanto-juvenil no mundo.

Terceira filha de quatro irmãos, seu pai foi engenheiro e sua mãe socióloga. Estudou em um colégio de freiras, o San Martín de Tours, localizado no bairro de Palermo e na rua Figueroa Alcorta. No prédio aonde viveu a sua adolescência, era vizinha de um fotógrafo de uma importante revista que ofereceu trabalho de modelo, Cris aceitou e assim começou sua carreira.

Aos 17 anos fez seus trabalhos fotográficos e foi a capa do jeans Lee durante algum tempo. Mais tarde, foi selecionada para trabalhar no elenco de um programa para adolescentes: "Vol Tops". Ali conheceu seu primeiro marido, Gustavo Yankelevich, aos 21 anos, Cris se casou apenas pelo civil porque Gustavo é judeu. Estiveram juntos durante 24 anos e em pouco tempo de casados, Cris ficou grávida de Romina Yan e anos depois de Tomás Yankelevich. Quando teve seus filhos, Cris decidiu se retirar do lado artístico para cuidar de sua família. Mais tarde, Cris começou a atuar em teatros maiores, como o Payró. Também trabalhou em sua primeira novela de Gerardo Romano chamada "Dulce Fugitiva". Ali interpretou a personagem Laura Morena, é daí que vem seu nome artístico - Cris Morena.


Em 1980, começou sua carreira profissional como compositora musical, depois de ter estudado música e piano. Carlos Moreno propôs que seus poemas fossem transformados em canções, então Cris fez o exame para entrar no SADAIC, e hoje é a compositora que mais vende, junto com seu companheiro, Carlos Nilson. Compôs temas para diferentes artistas e idades: Silvana Di Lorenzo Sergio Denis, Cae, Sandra Mihanovich, Xuxa, Flavia Palmiero, Ritmo de la Noche, Mi familia es un Dibujo, Brigada Cola, Milady, Michel, Indiscreciones, Jugate Conmigo, Verano del '98, Chiquititas, Cebollitas, Rebelde Way, Rincón de Luz, entre outros. Esta é a fase de Cris, que poucos conhecem, mas uma das mais importantes, já que faz isso desde menina e não só escreve canções, mas também poemas, histórias e peças de teatro. Hoje conhecemos mais de 300 canções e no ano de 1999 editou seu primeiro livro de canções chamado "Canciones de Cris para personas Chiquititas", da Editorial Sudamericana.


Sua carreira como atriz cresceu, mas na época da recessão argentina, junto de Gustavo e fora do ambiente televisivo, Cris foi defender a economia familiar desenhando roupa para crianças. Logo as coisas começaram a melhorar e Cris voltou a atuar, fez 3 filmes com Olmedo e Porcel. Também interpretou a ascensorista do "Mesa de Notícias" com muito sucesso. Junto com Nito Artaza, apresentou um programa para crianças na cidade de Córdoba e em 1990 foi namorada de Carlín Calvo em "Amigos son los Amigos".

Mas o melhor momento profissional veio em 3 de junho de 1991, quando produziu e apresentou seu maior sucesso Jugate Conmigo. Com este programa esteve durante quatro anos em primeiro lugar na audiência, pela Telefe, sendo concluído 700 programas e ganhando um prêmio Martín Fierro - uma espécie de Troféu Imprensa, mas com uma importância muito maior. Depois de Jugate, pode editar seus próprios discos e com isto obteve vários discos de ouro e platina, até a Sony Music (Argentina) deu para ela um troféu em 1993 por ter vendido mais de 500.000 discos. E nas férias de inverno, nos anos de 92 e 94, Cris levou Jugate Conmigo para o estádio Obras e ao teatro Gran Rex, respectivamente, com um sucesso impressionante. Em1993, voltou a atuar e desta vez fazendo sua própria novela "Quereme", junto com Juan Palomino e o grupo do Jugate de 1992. Quando terminou Jugate Conmigo, idealizou, produziu e apresentou um novo desafio, Jugate Con Todo, que era exibido aos domingos à noite, atingindo um público diferente. O programa esteve apenas cinco meses no ar e foram produzidos 20 programas.


Em 16 de agosto de 1995, começou o maior sucesso infantil dos últimos tempos, Chiquititas", protagonizado pela sua filha Romina Yan. Este foi um programa dedicado ao mundo infantil, um mundo de sonhos e esperanças, onde tudo é possível. Cris ficou produzindo e no segundo ano, levou todas as férias de inverno no teatro Gran Rex com peças musicais no estiloBroadway. Chiquititas, no teatro superou os 1.200.000 espectadores, por sete temporadas consecutivas. Além disso compôs todos os temas do programa, sendo a responsável por vários discos de platina. O fenômeno Chiquititas, se estendeu para muitos países, como Israel, Turquia, Chile, Uruguai, Paraguai, Equador, Peru, Brasil e no México com elenco mexicano, produzido pela TV Azteca.


No Brasil Seguindo o mesmo passo, em 28 de julho de 1997 numa co-produção inédita o SBT e Telefe estrearam em rede nacional (às 20 horas) "Chiquititas", versão brasileira da trama estrelada por atores brasileiros. A novela estreava depois do infantil "Disney Club", antes da novela adulta "Os Ossos do Barão" (produção do SBT) e entrava no lugar de "Maria do Bairro" (Maria la del Barrio), fim da trilogia mexicana da Televisa.

Na época, o diretor artístico da emissora, Nilton Travesso disse a imprensa de que Chiquititas não iria ficar muito tempo no ar e que esperava cerca de 10 pontos de audiência. Nilton seguiu o pensamento das concorrentes, disse que não acreditava que a trama de Cris Morena ficaria por muito tempo na emissora brasileira. O erro foi feio! Chiquititas, versão brasileira, estreou no país com picos de 18 pontos e média cerca de 15 durante a primeira temporada, números dados do IBOPE (uma das empresas de pesquisas mais respeitadas no Brasil).


Por questões contratuais,o elenco se instalou na Argentina para gravar o programa (as cenas externas eram gravadas no Brasil). Chiquititas foi o primeiro trabalho internacional de Cris Morena. No final de 1997, o SBT obteve mais três milhões de espectadores em relação ao ano anterior. O mesmo sucesso que obteve na Argentina, no Brasil também teve se mantendo durante cinco temporadas no ar, Chiquititas se tornou uma das maiores tramas da teledramaturgia brasileira, só não é considerado oficialmente porque houve interrupções de férias entre uma temporada e outra.

Três meses depois da estréia de Chiquititas, Cris Morena lançava a trilha sonora em CD da novela, com versões em português das mesmas canções interpretadas na primeira temporada argentina. As canções foram adaptadas por Caion Jorge Gadia. O CD se tornou um dos mais vendidos em todo o país, à frente de fenômenos brasileiros como: o grupo de axé, É o Tchan, o sertanejo Zezé di Camargo & Luciano e João Paulo & Daniel.

Em novembro de 1997, o elenco de Chiquititas retornou ao Brasil para fazer parte da briga de audiência aos domingos na TV brasileira. Era dia 3 de novembro de 1997, o Domingo Legal(do SBT), com Gugu e Domingão do Faustão (da Rede Globo), com Fausto Silva, estavam em guerra na audiência. Naquele dia, na mesma hora em que o elenco de Chiquititas estava cantando no programa do SBT.Em contra partida no programa da TV Globo,se apresentava o grupo É o Tchan. E neste dia, as Chiquititas do SBT venceram na média de share com 20 pontos contra 19, da Rede Globo. O pico da audiência, foi de 27 pontos, justamente na hora em que o fenômeno de Cris Morena entrou no ar. Semanas depois, o apresentador do Domingo Legal, foi até Buenos Aires para entrevistar os meninos e saber o dia-a-dia dos chiquititos brasileiros.


Tanto Chiquititas Argentina como Brasil, tiveram um merchandising que vendeu como água, composto por álbuns de figurinhas, a revista (que cumpriu 5 anos), bonés, estojos, lápis, meias, lenços, doces, entre outros, todos sob supervisão de Cris Morena. Um dos casos mais impressionantes do fenômeno Chiquititas, aconteceu em Israel aonde o programa transformou em uma peça teatral que durou 8 meses, mas com um elenco local,chamando a atenção de milhares de espectadores. Em 1998,no Brasil,a convocatória de testes para o novo elenco da novela praticamente parou as afiliadas do SBT,aonde milhares de crianças fizeram os testes causando uma grande repercussão na mídia local.

No mesmo ano, seguindo o sucesso no Brasil e Argentina, o México também estreou a sua versão nacional de Chiquititas, mas não foi o mesmo sucesso. Pois era exibida na recém-inaugurada TV Azteca, e sofria a concorrência de "O Diário de Daniela". A versão mexicana também foi gravada em Buenos Aires. Apesar do fracasso, da trama saiu o ator Felipe Colombo(que trabalharia futuramente em Rebelde Way). O ator trabalhou na versão mexicana e acabou indo para a versão original e assim se instalou por definitivo na Argentina.


Em 2010,outra obra de Cris Morena é exibida no Brasil, desta vez "Casi Ángeles" Quase Anjos pela Bandeirantes. Foram exibidas a segunda e a terceira temporada da novela no país.

Em fevereiro de 1998, Cris produziu a novela para adolescentes, "Verano Del '98" mas a tercerizou, junto com os discos lançados. Esta novela seria produzida no Brasil depois do término de Chiquititas, protagonizada por Fernanda Souza - a Mili (assim como na Argentina foi protagonizada por Augustina Cherri, a Mili local), porém o SBT desistiu do projeto.


Voltando a sua vida familiar, Cris foi avó pela primeira vez em 6 de fevereiro de 2000, de Franco Giordano, o filho de Romina Yan. Nesse ano Romina decidiu deixar Chiquititas, porém Romina antes de se despedir da novela,gravou o único filme da franquia : Chiquititas, Rincón de Luz, que estreou em 16 de junho de 2000 nos cinemas do Unicenter Shopping em Buenos Aires e logo depois foi para salas de cinema do país em um grande trabalho de marketing. Obviamente tudo foi pensado e produzido por Cris Morena. Em pouco tempo foi lançado um livro com fotos dos bastidores do filme e com todos os detalhes.

Além disso, realizou a direção artística do "El libro gordo de Petete" um interprograma de 2 minutos que era exibido durantes os comerciais da Telefe no final de 1999 e no começo de 2000, com a apresentação de Guillermina Valdez.




O ano de 2001 foi um ano díficil para Cris tanto no pessoal ,quanto no profissional, porque a TELEFE, sob ordem do então presidente Cláudio Villarruel, decidiram dar um calote emChiquititas, mais ainda em Cris. A TELEFE criou um clube de amigos do programa cobrando $40 pesos por mês numa mudança de merchandising que prometia ser original e simplesmente não funcionou. Tudo foi feito pelas costas de sua criadora. Sem contar a redução de orçamento de produção do programa fazendo com que Chiquititas pela primeira vez na história deixasse de ser um programa diário para ser um programa dominical, exibido às 19hs. Depois de várias discussões com o gerente do canal decidiu apresentar sua demissão, após 10 anos de dedicação ao canal. O maior problema disso foi que "Chiquititas" é uma idéia original de Cris mas o nome do programa foi registrado pela TELEFE na época em que Yankelevich (seu primeiro marido) era o diretor geral do canal,sendo assim Cris perdeu os direitos Chiquititas. Por esse motivo, Cris decidiu fazer o último programa reunindo todo o elenco de todas as temporadas da novela e apresentou a entrega do "Chiquititas de Ouro", em 2001.
No pessoal, Cris Morena conheceu Victor Bo. Eles foram apresentados por Yankelevich fazia um tempo no aeroporto. O olhar de Cris ficou na memória de Víctor por anos. Ele insistiu muito e finalmente ficaram juntos. Isso já dura mais de 10 anos.
Por outro lado, Cris terminou o ano com a realização do show da novela no Teatro Gran Rex do grupo argentino "Bandana", de dezembro (2001) até março de 2002.




Sua resposta foi a ida para o Canal 9 que queria tê-la em sua programação em 2002. Com a criação de sua própria produtora no mês de abril, a "Cris Morena Group" e inspirada na novela espanhola "Compañeros", Cris Morena produziu o sucesso "Rebelde Way". Em uma co-produção com "Yair Dori International" (uma produtora israelense), Rebelde Way estreou em 25 de maio de 2002,no ínicio foi muito criticada por uma parte da sociedade, por mostrar histórias de corrupção entre poderosos, as relações dos pais com seus filhos, drogas, sexo e bulimia entre jovens ricos da alta sociedade. Apesar de tudo, Rebelde Way seguiu adiante com uma audiência média de 14 pontos diários, deixando a grande TELEFE de lado e chegando ao teatro Gran Rex com um show lotado de jovens por causa de sua banda criada na trama chamada "Erreway", integrada por 4 jovens do elenco: Felipe Colombo, Camila Bordonaba, Benjamín Rojas.Erreway lançou seu primeiro CD "Señales", vendendo mais de 80.000 discos na primeira semana de lançamento.


No dia 11 de agosto, eles se apresentaram no Centro Comercial Abasto com um mini-show e uma tarde de autógrafos, novamente lotada. No verão de 2003, os atores estiveram em sua primeira visita a Israel, aonde o programa teve o mesmo sucesso em todos os países aonde foi exibido.

Ainda no mesmo ano Cris foi diretora artística do canal à cabo "Play house Disney" (sendo os programetes produzidos entre a RGB e Walt Disney), cujo os apresentadores eram sua filhaRomina Yan e Omar Calicchio. Para este programa Cris reeditou 50 canções, entre eles vários temas de Chiquititas, além da música "Pipi papá", sucesso do final dos anos 80. O programa se tornou um dos maiores sucessos do canal Disney Channel e foi re-produzido em versões locais no Brasil, Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Itália. Fechando 2002 com o nascimento de seu segundo neto, filho de Romina.

Em 2003, Cris Morena lança "Rincón de Luz", uma espécie de continuação de Chiquititas. A cantora Soledad Pastorutti, protagoniza a história junto com Guido Kaczka (que trabalhou em Chiquititas de 1995 a 1998), Juan Ponce de León, Melina Petriela e Alejandra Darín. Neste elenco juntou-se . A cantora Soledad Pastorutti, protagonizou a história junto com Guido Kaczka(que trabalhou em Chiquititas de 1995 a 1998), Juan Ponce de León, Melina Petriela e Alejandra Darín.


A eles se juntaram alguns ex-chiquititos e novos "chiquititos" escolhidos. A novela foi ao ar no dia 6 de janeiro pelo Canal 9, às 18 horas e depois foi transferida para as 11h da manhã. Foi lançado um CD com 12 músicas compostas por Cris e Rocky Nilson. shows e praticamente todos registraram públicos com mais de 10 mil pagantes, a banda Erreway continuou sua turnê pela América Latina. Em abril, "los chicos" do Erreway foram para Israel realizar 10 shows com mais de 10 mil espectadores, lotando o estádio de Tel Aviv. Em dezembro/2003, a novela chegou ao fim já sendo exibido pelo canal AMÉRICA, mas um projeto cinematográfico começou a ser realizado, o filme "Erreway - 4 Caminos", em co-produção com RGB, estreou em 1º de julho de 2004.

No fim de 2003 Cris começou a pré-produção do remake de "Jugate Conmigo", mas sem sua apresentação. Um programa com alto nível de produção e grande criatividade na realização de jogos, mas por causa da recessão que o país enfrentava no momento não pode ser realizado naquele ano.


Em 2004, Cris chegou ao CANAL 13 com uma nova trama. Idealizado e produzido por Cris e uma co-produção com a RGB, "Floricienta" se tornou um grande sucesso, protagonizado por Florencia Bertotti e Juan Gil Navarro, na primeira temporada e Fabio Di Tomasso, na segunda. A novela foi um sucesso inesperado principalmente pelo fato do canal ser pequeno, com uma grande venda de merchandising e ingressos de seus shows. No mesmo ano, Pedro Damían se interessa pelo sucesso de Rebelde Way e decide fazer a versão mexicana pela Televisa. "Rebelde" estréia e se torna um grande fenômeno, tendo destaque inclusive nos Estados Unidos. Da novela surge a banda RBD, composta por 6 integrantes da novela.
Cris fez as pazes com a Telefé em 2005, produzindo sua primeira sitcom com sua filha Romina Yan e Damián De Santo. "Amor Mío" foi exibido com um grande sucesso às 21 horas e foi dirigido pelo seu filho Tomás Yankelevich, a sitcom é vendida para México para produção nacional. Com a exibição da segunda temporada de Floricienta, a sucursal da RGB no Brasil decidiu produzir a versão brasileira da trama. "Floribella", estreou em abril de 2005, às 20 horas, pela TV Bandeirantes tendo como protagonista a atriz Juliana Silveira q, Floribella aumentou a audiência da TV Bandeirantes em 50% e tornou-se um grande sucesso entre as crianças. Neste mesmo ano, a TELEFE vende os direitos de Rebelde Way para Índia, assim nasce "Remix".


Em 2006, Cris Morena traz de volta um grande sucesso com novos protagonistas e dois atores que trabalharam em temporadas anteriores. "Chiquititas Sin Fin", protagonizado desta vez por Jorgelina Aruzzi, a trama foi ao ar pela Telefe, às 19 horas.

Em 2007, Telefe, Cris estréia a trama "Alma Pirata", protagonizada por Luisana Lopilato, Benjamín Rojas, Isabel Macedo, Mariano Martínez, Fabián Mazei e Elsa Pinilla, Alma Pirata é uma super-produção cheias de aventuras que foi transmitida as 21h e foram produzidos seis CD´s . No nível internacional, Cris recusa uma proposta da Televisa para uma temporada extra de Rebelde, o produtor Pedro Damián decide esticar a segunda temporada de Rebelde Way em mais uma, tendo assim, 3 temporadas da novela,Rebelde termina em junho de 2006. No Brasil entra no ar, a segunda temporada de Floribella. Estréia a versão portuguesa de Floricienta, também chamada de Floribella, a novela foi um dos maiores sucessos em Portugal.


Em 2008,produziu B&B (Bella y Bestia), uma comédia que contou com os mesmos protagonistas de Amor mío. Para o mercado internacional, Cris Morena co-produziu juntamente com aTelevisa Lola, érase una vez, versão mexicana de Floricienta e a segunda temporada de Amor mío (México).

Em 2009 Cris criou uma série para o Disney Channel, Jake & Blake, que teve duas versões uma para a América Hispânica, e outra para o Disney Channel mundial. Além de produzir uma terceira temporada de Casi ángeles, Cris também produziu a versão argentina do musical "O despertar da primavera".

Em dezembro de 2010,logo após a morte de sua filha Romina Yan,Cris decidiu se afastar da mídia e fechar sua produtora Cris Morena Group.


Em julho de 2011,estreou Super Torpe, uma ideia original de Cris Morena que estava engavetada a muitos anos e produção de seu filho Tomás Yankelevich. Neste ano também estreouAtrapados, uma série de internet também engavetada a alguns anos e também dirigida por Tomás. Em 2011 a TELEFE anunciou a nova novela de Cris Morena Click, produzidas por Cris Morena Group,RGB e Dori Media Group a novela desde de 1 de Julho as 21:25.


Após dois anos de hiato,Cris retorna a Telefe com sua nova série de televisão Aliados

Junto com a onda de sucesso de Floricienta, nascem outras "irmãs", as versões de Colômbia, Chile e México, que ganha o nome de Lola e tem a produção de Pedro Damián.

De olho em novos sucessos em seu país, a empresária Cris Morena lança em 2007, Casi Ángeles, protagonizado por Nicolás Vázquez, Emilia Attias, Mariano Torre,Mariana Esposito, Juan Pedro Lanzani, Nicolás Riera, Gastón Dalmau e Mª Eugenia Suárez. Transmitido pela TELEFE, Casi Ángeles leva a história de uma acrobata/bailarina de circo chamada Cielo Magico/Angeles Inchausti que após deixar seu ofício, chega até uma instituição onde vivem crianças e jovens chamada Fundação Bartolomeu Bedoya Aguero aonde se torna empregada. Junto com o seu talento e seu carisma, a personagem vivida por Emilia Attias, descobrirá que em cada criança existe uma magia e vontade de ser feliz. Ela se apaixona por um Arqueólogo, vivido por Nicolás Vázquez chamado Nicolas Bauer e juntando todos os elementos básicos das tramas de Cris: Música, Dança e Magia, Casi Ángeles foi um dos grandes sucessos lançados por ela. Durante os meses de Junho e Julho, o teatro Gran Rex foi preparado especialmente para uma série de shows da banda da novela, Teen Angels. As músicas da banda foram as mais pedidas nas principais rádios da Argentina.


Enquanto isso, no Brasil, a sexta temporada da versão argentina de Chiquititas, foi exibida em 2007 a 2008 no SBT, e no mesmo ano a emissora exibiu a Oitava temporada original da Argentina, titulada como Chiquititas 2008, também produzida por Cris Morena. E em Portugal, Floribella chegava a segunda temporada competindo em audiência com as grandes produções brasileiras. A novela Casi Ángeles (Quase Anjos) foi  exibida no Brasil pela Bandeirantes contendo 2 temporadas de 2010 a 2011.

No ano de 2011, a Rede Record em parceria com a Televisa decidiu fazer o remake brasileiro de Rebelde Way este por sua vez, teria influências também do texto mexicano Rebelde.

Em 2012, o SBT anunciou a compra dos direitos da telenovela Chiquititas pela sua proprietária, a rede de televisão da argentina Telefe. O remake escrito por Íris Abravanel conta algumas histórias da versão antiga, porem na era da modernidade e tecnologia, estreou em 15 de julho de 2013, sucedendo a novela Carrossel, e ficara no ar até 2015.

Abaixo algumas das produções de Cris Morena:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário